Araripina sediou seminário sobre sustentabilidade ambiental para o pólo gesseiro

Vera Cruz Comunicações – Jorge Possetti

A cidade de Araripina sediou no dia 27, o seminário “A Sustentabilidade da Biomassa Florestal Energética para o Pólo Gesseiro de Pernambuco” que foi promovido pelo Sindicato das Indústrias do Gesso do Estado de Pernambuco – SINDUSGESSO com o apoio de diversas instituições.

O seminário teve a participação de especialistas da área ambiental tanto no âmbito estadual como nacional que levaram informações para os seminaristas de toda a região do Araripe Pernambucano. Foram realizadas seis palestras sobre temas ligados à sustentabilidade e após os debates entre palestrantes e participantes, foi redigida a Carta de Araripina com as diretrizes ambientais do pólo gesseiro de Pernambuco.

As palestras foram sobre “Importância Socioeconômica do Pólo Gesseiro do Araripe” pela presidente do SINDUSGESSO, Ceissa Campos Costa; “Aspectos Legais do Consumo de Biomassa Florestal”, pelo Diretor da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco – CPRH, Helder Nogueira; “Reflexões sobre o Consumo de Biomassa Florestal Energética” pelo presidente da Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais – APEEF, Nielsen Christianni Gomes; “Pacto pela Sustentabilidade do Araripe” pelo Superintendente IBAMA Pernambuco, Francisco Barreto Campello; “Alternativas Sustentáveis para Biomassa Florestal Energética” pelo Prof. Dr. Rodrigo Hakamada – da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE e, por fim, “Articulação para Captação de Recursos Financeiros para Projetos” pelo Diretor Geral da MUTUA – PE, Adriano Antônio de Lucena.

O seminário realizado de maneira inédita no Araripe foi promovido pelo SINDUSGESSO juntamente com a APEEF, CPRH e Mútua – PE e teve o apoio institucional da FIEPE, Crea-PE, ITEP, UFRPE, IBAMA, Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco – SENGE-PE, Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais – SBEF e a Associação Nacional dos Engenheiros Florestais – ANEF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *