Antônio Fernando faz doação para estátua do santuário de Frei Damião do Araripe, em Ouricuri

O santuário de Frei Damião do Araripe, em Ouricuri, começa 2020 com uma grande novidade para todos os sertanejos que são devotos do frade capuchinho. Ao final da missa da noite desta quinta-feira (30), o deputado estadual Antônio Fernando (PSC) – ao lado do Frei Maninho, reitor do Santuário – anunciou a doação, com recursos próprios, de uma estátua de Frei Damião, em grandes dimensões, que será instalada ainda neste primeiro semestre no Santuário mais importante do Sertão pernambucano.

A previsão do deputado Antônio Fernando é que a estátua seja inaugurada já durante a romaria de Frei Damião, em abril deste ano. “É com muita fé e devoção que participo da construção desse local religioso desde o inicio. E hoje é o grande dia de anunciar para os frades e a população em geral, a confirmação deste novo monumento, que  chega para engrandecer ainda mais o Santuário de Ouricuri. Se Deus quiser, vamos inaugurar a estátua de Frei Damião em 30 de Abril, durante a romaria, visando fomentar a fé, o turismo religioso e o desenvolvimento da nossa região”, disse Antônio Fernando.

Para Antônio Fernando, “a fé é o mais importante de tudo”, mas, segundo o deputado, “o Santuário pode vir a representar, também, um importante instrumento para a economia do Araripe”.

A proposta seria implantar um projeto denominado “Rota da Fé”, voltado para incrementar a economia e gerar emprego e renda através do turismo religioso. A ideia é interligar o Santuário do Araripe com cidades do Cariri cearense. Um circuito religioso conjunto, dedicado a Frei Damião, em Ouricuri; ao Padre Cícero, no Juazeiro do Norte; e a São Francisco, na cidade de Canindé.

A estátua de Frei Damião será instalada em cima do Horto, o ponto mais alto do Santuário, onde terá a maior visibilidade. Trata-se de um monumento de grande porte: a estátua terá 9 metros e 40 centímetros de altura e será elevada sobre uma base de concreto de 3 metros. Além disso, com um patamar de mais 1 metro, a imagem de Frei Damião terá uma dimensão total de quase 14 metros de altura. A expectativa é de que o novo monumento passe a atrair ainda mais devotos ao Santuário de Ouricuri, que já recebe uma média de 15 mil fiéis a cada ano, durante as Missões de Frei Damião.

O reitor do santuário, o Frei Maninho agradeceu em nome de toda a província: “Estamos muito felizes em receber essa doação que vai trazer mais visibilidade para o Santuário. Sem duvidas, esse ano nossa romaria será uma benção com a nova estátua já pronta para visitação nesse lugar que é um lugar Santo, que é de Deus”, afirmou o reitor do santuário. Além da estátua, o lugar vem recebendo várias melhorias em sua infraestrutura, como o calçamento da subida do Horto e o portal de entrada. “Temos a alegria e a honra de participar em todos os investimentos para o Santuário de Frei Damião.

Agora, com a estátua, nossa felicidade é ainda maior, para ajudar a engrandecer ainda mais este local religioso tão importante para a fé da gente de nossa cidade de Ouricuri e região do Araripe”, concluiu Antônio Fernando.

Da Redação do Blog do Edy Vieira/ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *