Antônio Fernando Defende Bacia Leiteira e o Polo Gesseiro do Araripe, Atingidos Pela Crise do Coronavírus

Em pronunciamento durante a terceira reunião plenária virtual realizada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, o deputado estadual Antonio Fernando (PSC) defendeu dois importantes segmentos econômicos do Araripe, atingidos pela crise do Coronavírus. “Tanto a Bacia Leiteira como o Polo Gesseiro estão amargando perdas severas depois da pandemia da Covid-19. Estamos pedindo ações de governo para os dois setores para garantir os empregos de milhares de pessoas”, disse o deputado.

O Polo Gesseiro do Araripe é o exemplo mais gritante dos efeitos econômicos da pandemia da Covid-19 na região. São mais de 400 fábricas de calcinação, produtos pré-moldados e mineradoras que geram 2.500 empregos diretos e mais de 10 mil empregos indiretos. “O segmento do gesso já sofreu uma queda de 80% nas vendas depois da crise do Coronavírus. Isso é muito grave. As empresas gesseiras precisam de apoio para vencer esse período de turbulência. Estamos falando da sobrevivência de 12.500 famílias, que precisam ter seus empregos preservados”, explicou Antonio Fernando.

Outro segmento regional defendido pelo deputado foi a Bacia Leiteira do Araripe, a segunda maior região produtora de leite e derivados do Estado. Apenas a cidade de Bodocó tem uma produção 136 mil litros de leite/dia. Exu também ultrapassa os 100 mil litros de leite/dia e toda a Bacia Leiteira, envolvendo 10 municípios, chega a uma produção de quase 400 mil litros de leite por dia. “A atividade, que gera milhares de empregos nas fazendas, queijarias e pequenos laticínios, estava se recuperando depois dos sucessivos períodos de secas. Agora, sofre novo impacto com a chegada do Coronavírus. É urgente, portanto, o apoio do governo do Estado para que a bacia Leiteira do Araripe possa sobreviver e superar esse período de turbulências da atual crise da Covid-19”, concluiu Antonio Fernando.

No pronunciamento, o deputado Antonio Fernando também abordou a questão específica da saúde no Araripe. Ele alertou sobre a necessidade reforçar o atendimento no Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri. “O Hospital Regional está abarrotado de pacientes nos corredores, mesmo sem  ter acréscimo da demanda de pacientes de Coronavírus. E há uma grande apreensão da população por falta de estrutura no hospital para receber pacientes do Coronavírus”, disse Antonio Fernando.

Para minimizar o problema, a saída sugerida pelo deputado seria dotar a UPA-E da cidade para suprir as deficiências do Hospital Regional durante a crise da Covid-19.

“Enviamos sugestões ao Governador Paulo Câmara e ao Secretário Estadual de Saúde, André Longo, no sentido de equipar a UPA-E de Ouricuri – que atualmente está fechada – para receber pacientes de Coronavírus. Essa medida teria vários efeitos: colocaria mais uma unidade de saúde em funcionamento; desafogaria a demanda no Hospital Regional; e ainda evitaria o contato dos pacientes do Coronavírus com os pacientes de outras doenças, barrando novas contaminações”, explicou o deputado.

HOME CENTER
Dr Anderson
NETO MÓVEIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *