AGOSTO DOURADO: “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”

O aleitamento materno é fundamental para a vida dos recém-nascidos e por sua importância vamos falar sobre o “Agosto Dourado” essa campanha de conscientização está exaltando o padrão ouro de qualidade do leite humano e tem como objetivo fortalecer o aleitamento materno. A importância da amamentação e a criação do Mês do Aleitamento Materno foram reforçados por uma lei Federal aprovada há cinco anos pelo Congresso Nacional (Lei 13.435/2017).

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS) orientam que a amamentação seja mantida de forma exclusiva até os 6 meses de idade e que seja mantido junto aos outros alimentos até os dois anos de idade.

Uma pesquisa, coordenada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e intitulada Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2019), revelou que em nosso País: o aleitamento materno exclusivo abrange 45,8% dos bebês, 52,1% amamentam até o primeiro ano de vida e até os dois anos de vida 35,5% dos bebês continuam sendo amamentados. Entretanto os números estão abaixo das metas da OMS que recomendam o aleitamento materno exclusivo em 70% dos bebes ate os seis meses de vida.

A amamentação é muito importante para o bebe e para a mãe e existem muitas dúvidas, medos e tabus em torno desse tema, que precisam ser esclarecidos para proporcionar maior segurança e qualidade a esse primeiro momento de alimentação da criança.

O aleitamento materno é uma interação entre bebê e mãe, e impacta na nu¬trição do recém-nascido, no desenvolvimento cognitivo, emocional e na po¬tencialidade que ele vai ter de defender o organis-mo contra infecções. Sendo assim, o ato de amamentar contribui diretamente para a fisiologia da criança como um todo, tendo implicações muito positivas e importantes para a saúde a longo prazo.
Além disso, o aleitamento materno traz significativas implicações para a mãe, principalmente em relação à saúde psíquica e física. É uma forma de conexão com o bebê e de estreitamento de laços afetivos.

Portanto, precisamos divulgar e apoiar o aleitamento materno pois além de ser um ato de amor, salva vidas!

Janilson Barros de Sá
Médico Pediatra
Instagram @drjanilsonpediatra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *