35ª Romaria das Fraternidades celebra 95 anos da Paróquia de Santa Cruz

A Igreja Matriz de Santa Cruz da Venerada realiza a 35ª Romaria das Fraternidades, nos dias 27 e 28 de julho. Este encontro de romeiros terá uma programação especial, com o tema: “Igreja discípula, missionária misericordiosa anunciando Jesus no Ano Vocacional Diocesano”, e o lema: “Senhor ensina-nos a rezar para que todos tenham vida”, na oportunidade, celebra o ano Vocacional Diocesano, a implantação da Obra das Vocações Sacerdotais, 190 anos do encontro da Venerada e 95 anos da criação da Paróquia de Santa Cruz.

Além das missas, procissão, batizado, café dos romeiros na praça, haverá shows culturais com artistas como: Zé Vicente, Edí do Acordeon e Heron Santos, Aline Lima e Sérgio Do Forró e uma novidade: a vigília dos jovens, que será no sábado a noite e conta com shows e apresentações culturais.

Este ano, o NEPS – Núcleo de Educadores Populares do Sertão, vai realizar uma ação de valorização ao meio ambiente com a distribuição de mudas de plantas e a procissão ‘Reflorescendo o Sertão’.

O reitor da Paróquia, Padre José Porfírio convidou a população para rezar a estar mais perto de Deus, para ele, essa é a parte mais importante do lema: “O senhor nos ensina a rezar a liturgia do dia, do evangelho da romaria, e Dom Paulo pediu que complementasse a pedido do Papa Francisco, já que celebramos em outubro, o ano extraordinário missionário, onde cito o evangelho de João 10 ‘para que todos tenham vida, porque estamos lutando para humanizar e trazer vida para as pessoas”.

O reitor, enfatizou pontos especiais da programação: “A partir das 6 horas de sábado, haverá o terço as 15, a acolhida dos romeiros e 17 h a chegada da imagem oficialmente, 18 h o terço na mão e as 20 horas, a grande peregrinação na subida para o cruzeiro da Serra Frei Damião, lá teremos a Santa Missa por Dom Paulo, nosso Bispo Emérito, com alguns sacerdotes, seminaristas e o povo de Deus. No domingo também começaremos com missa a 6 horas, com o Coral Porta-Voz da Diocese de Salgueiro e as outras programações que serão encaixadas”, disse o eclesiástico.

Haverá também um festival de prêmios na praça em frente a Igreja e os fiéis podem comprar no estande, o bilhete para concorrer, toda a renda será revertida para a Romaria e obras da igreja.

O comércio local já está sendo aquecido, a começar pelas pousadas e hotéis lotados, além de muitas casas alugadas por romeiros para a temporada. Caravanas de várias cidades e dioceses já confirmaram presença. (Por Cidinha Medrado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *