Servidores do Detran-PE decretam estado de greve

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) decretaram estado de greve nesta quarta-feira. Após uma assembleia, a categoria – com 1,3 mil funcionários – também decidiu parar as atividades no próximo dia 11 de novembro.
Eles pedem a suspensão de todas as contratações de terceirizados publicadas no Diário Oficial, a abertura de concurso público para suprir o déficit de mais de 500 servidores e a saída da atual diretoria que, segundo o Sindicato dos Servidores do Detran-PE, tem causado o sucateamento do órgão.
A entidade encaminhou um ofício à Secretaria de Administração de Pernambuco pedindo uma reunião de negociação com o governo do estado.

“Na assembleia, a gente decretou o estado de greve e decidimos paralisar todos os pontos de atendimento”, adiantou o presidente do Sindetran-PE, Alexandre Bulhões. O sindicalista denuncia o descaso da atual gestão com as questões da categoria e também com os usuários.

“A diretoria atual está acabando com a gestão de pessoas e estrutura física do Detran. A vistoria na sede era realizada por 16 máquinas eletrônicas e hoje só temos quatro.

O equipamento foi quebrando e eles foram encostando. Lembrando que foi instituída uma taxa para essa vistoria”, denunciou Bulhões. Segundo ele, foram credenciadas empresas para realizar o serviço. “Eles cobram taxa para isso, é a prestação de um serviço público, não pode ser terceirizado.

Foi publicada a contrataçãode empresa para terceirizar servidores dizendo que era para cargo de recepcionista. Todos sabem que não existe esse cargo no Detran. Foi tão sério que duas empresas pediram impugnação do processo”, continuou.

“Eles resgataram através de portaria o processo online, o mesmo que ocasionou uma fraude no desvio de dinheiro de IPVA. Também tem a transferência de poder para o primeiro emplacamento.

Quem faz é a concessionária, o que é crime contra o consumidor pois se trata de venda casada e é cobrado muito dinheiro para isso. Tudo mostra um desconhecimento do Código de Trânsito por parte da diretoria e a gente pede o afastamento”, concluiu Bulhões.

Da Redação do Blog do Edy Viiera/Diário de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *